terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Impacto da Tecnologia da Informação no Desempenho Organizacional


Investimento em TI é normalmente destinada a melhorar a produtividade, lucratividade e qualidade das operações, mas Devaraj e Kohli (2003) foram incapazes de identificar o impacto da tecnologia sobre o desempenho organizacional. Kelly (1994) descobriu que a razão para a incapacidade de adequadamente explicar a relação entre a tecnologia e produtividade foi devido à unidade de agregado de análise ao nível de organização, que aumenta a complexidade de isolar os efeitos de qualquer tecnologia individual. Ele observou que a chance de encontrar impactos de uso de TI depende de como a análise detalhada é. Devaraj e Kohli (2003) afirmou que examinando a quantidade de dinheiro investido em TI não pode render medida exata da eficácia de TI porque os níveis de uso poderia ser diferente entre indústrias, empresas e processos. Em sua própria contribuição para o debate incipiente sobre os impactos de TI de uso, Goodhue e Thompson (1995) explicou que o ajuste entre tarefa e tecnologia teria de ser estabelecido antes de utilização pode levar a impactos de desempenho individual. A fim de alcançar tarefa tecnologia-fit, a tecnologia e aplicação específica teria de ser compatível, bem como a disponibilidade de utilizadores qualificados que irão utilizar a tecnologia (Goodhue e Thompson, 1995). Essa proposição implica que a infra-estrutura e objetivo de negócio da organização teria que estar em alinhamento.

A literatura de uso de TI tem mostrado que não há diferença entre o uso voluntário de TI e mandatoriness. Norma subjetiva foi encontrada para afetar obrigatório uso de TI enquanto ela estava ausente em uso voluntário. Além disso, foi observado que pagar em tecnologia, geralmente, não ocorrem instantaneamente, mas são realizados ao longo do tempo (Devaraj e Kohli, 2003; Hartwick e Barki, 1994). Peffers e Dos Santos (1996) realizou um estudo sobre o impacto da TI nos bancos e observou que estudos transversais que são feitas logo após as aplicações são instaladas podem não produzir os resultados desejados por não encontrar benefícios mesmo que o seu grande potencial para grandes benefícios. O estudo indicou que o impacto da TI na performance tornou-se aparente após certo atraso e que os benefícios da TI acumulado mais de early adopters que adotantes tardios.

Referências:

Devaraj, S., e Kohli, R. (2003). Impactos no desempenho da Tecnologia de Informação:

Uso real é o elo perdido. Gestão de Ciência, 49 (3), 273-289.

Goodhue, D.L, e Thompson, R. L. (1995). ajuste tarefa tecnologia e desempenho individual. MIS Quarterly, (19) 2, 213-236.

Hartwick, J., e Barki, J. (1994). Explicar o papel da participação dos usuários na utilização do sistema de informação. Ciência da Administração. 40, 40-465.

Kelly, M. (1994). Produtividade e Tecnologia da Informação: A conexão indescritível. Management Science, 40 (11), 1406-1425

Peffers, K., e Santos, L. (1996). Efeitos de desempenho de aplicações inovadoras de TI ao longo do tempo. IEEE Trans Engrg. Administração, 43 (4), 381-392.

Nenhum comentário:

Postar um comentário